Proposta pedagógica

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação. A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania.

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional

Ensino infantil

A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências - uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Ensino fundamental

A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade - aprender fazendo.

O Sistema Objetivo desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação orientada.

Ensino Médio

O Ensino Médio do Colégio Objetivo Maceió tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o aluno para enfrentar com segurança o Enem ? Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores. Grande parte do conteúdo programático do Ensino Médio é estudado na 1.ª e 2.ª séries. Na 3.ª série, a matéria é revista e aprofundada, o que dispensa o aluno de um curso preparatório para os vestibulares.

A participação em olimpíadas científicas, oficina de redação, programa de incentivo à leitura e à criação de textos, plantão de dúvidas, orientação educacional e vocacional, projetos de solidariedade, avaliações interdisciplinares, exames simulados preparatórios para o ENEM são alguns dos recursos oferecidos no Ensino Médio do Objetivo Maceió.